Assembleia Geral Anual da Schaeffler aprova a fusão da Vitesco Technologies Group Aktiengesellschaft com a Schaeffler AG

/COMUNICAE/

Com a aprovação da fusão pela Assembleia geral anual, mantém-se a previsão de que a integração esteja concluída no quarto trimestre de 2024. A Assembleia geral anual aprova um dividendo de 45 cêntimos de euro por ação ordinária sem direito a voto para o exercício de 2023. Horst Ott, responsável regional do sindicato IG Metall na Baviera, foi nomeado membro do Conselho de Supervisão. Klaus Rosenfeld, CEO, afirmou: “Em conjunto com a Vitesco, estamos a criar a Motion Technology Company líder”.

A Assembleia geral anual da Schaeffler AG (“Schaeffler”) aprovou no dia de hoje a integração da Vitesco Technologies Group Aktiengesellschaft (“Vitesco”) na Schaeffler. Depois de os acionistas da Vitesco, na sua própria Assembleia geral anual, terem já votado a favor do acordo de fusão no dia anterior, a Assembleia geral anual da Schaeffler também deu luz verde à operação. A Assembleia geral anual de hoje aprovou ainda todas as demais resoluções propostas pela direção.

Participaram no evento virtual cerca de 626 acionistas.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, disse: “Com a aprovação das assembleias gerais anuais da Schaeffler e da Vitesco, continuamos a cumprir requisitos importantes para a conclusão da fusão de ambas as empresas. Este marco assinala o início de um novo capítulo na evolução corporativa do Grupo Schaeffler. Em conjunto com a Vitesco, estamos a criar a Motion Technology Company líder”.

Com o êxito da Assembleia geral anual, a Schaeffler acaba de concluir a segunda etapa desta transação global em três etapas. Mantém-se a previsão de que a fusão seja concluída no quarto trimestre de 2024.

Os trabalhos de integração avançam a bom ritmo
Os preparativos para integrar a Vitesco na Schaeffler estão em curso e avançam de acordo com as previsões. No seu discurso, o CEO Klaus Rosenfeld informou os acionistas de que a 14 de março deste ano foi superado um marco importante, com o estabelecimento da futura estrutura organizacional do primeiro nível abaixo do Comité de Direção e dos CEOs regionais. Agora, a etapa seguinte do processo de integração centrar-se-á no segundo nível de direção, o desenvolvimento das estruturas e estratégias por divisão e função, assim como um plano de negócios conjunto. Estas medidas são de vital importância para uma preparação eficaz da Schaeffler para o ano 2025, que está previsto ser o primeiro exercício fiscal plenamente integrado do grupo recém-criado.

Dividendo de 45 cêntimos de euro por ação ordinária sem direito a voto
Em relação com os resultados comerciais do ano anterior, a Schaeffler conseguiu crescer mais uma vez, apesar de um ambiente difícil, como informou Klaus Rosenfeld na Assembleia geral anual. Em 2023, a divisão Automotive Technologies registou uma carteira de pedidos de 5.000 milhões de euros na área da mobilidade elétrica. O aumento da procura global de reparações, fomentado por uma frota de veículos cada vez maior e mais envelhecida, tem sido um fator determinante para a evolução positiva do volume de negócios e dos resultados da divisão Automotive Aftermarket. Além disso, apesar das complexas condições competitivas e de mercado, a divisão Industrial alcançou resultados notáveis em algumas áreas em 2023.

Neste contexto, a Assembleia geral anual aprovou um dividendo de 45 cêntimos de euro por ação ordinária sem direito a voto proposto pelo Comité Executivo e pelo Conselho de Supervisão. Pressupõe um índice de distribuição (payout ratio) de 47,3% dos lucros líquidos consolidados atribuíveis antes de rubricas extraordinárias. Após consulta ao Conselho de Supervisão, o Comité Executivo tinha decidido aumentar a margem de flutuação da distribuição de dividendos anuais, passando dos anteriores 30 para 50% e de 40 para os 60% atuais, para que os acionistas participem ainda mais nos lucros da empresa no futuro.

No exercício atual de 2024, Klaus Rosenfeld referiu-se à previsão para 2024 publicada no Relatório Anual, que contempla a fusão planeada no quarto trimestre.

Horst Ott nomeado membro do Conselho de Supervisão

No final da Assembleia geral anual, Jürgen Wechsler demitiu-se do Conselho de Supervisão. Será substituído por Horst Ott, responsável regional do sindicato IG Metall na Baviera: “Gostaria de agradecer ao Sr. Wechsler pelos seus muitos anos de trabalho no Conselho de Supervisão e pelo seu valioso apoio como vice-presidente. Como membro do Conselho de Supervisão desde o início, contribuiu significativamente para a relação de confiança graças à sua forma objetiva de trabalhar. Desejamos-lhe saúde e felicidades na sua merecida reforma”, disse Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e presidente do Conselho de Supervisão. “A aprovação da integração da Vitesco Technologies Group Aktiengesellschaft na Schaeffler AG na Assembleia geral anual de hoje constitui um marco na nossa história corporativa. A Schaeffler é e continuará a ser uma empresa de cariz familiar que contribui para um futuro sustentável e inovador, com um espírito pioneiro e servindo os propósitos de todos os grupos de interesse”.

Os resultados das votações na Assembleia geral anual de hoje, assim como os relatórios do Conselho de Supervisão e do CEO, estarão disponíveis em breve em https://www.schaeffler.com/en/investor-relations/general-meeting/

Para consulta do balanço anual: www.schaeffler-annual-report.com.

Fuente Comunicae