/COMUNICAE/
“O empreendedorismo vem gerando uma transformação em nossa economia e uma verdadeira disrupção em todos os setores. Neste novo relatório, Bogotá continua a ser líder no país nesta captação de capital e continua a posicionar o capital como a terceira plataforma de investimento em capital de empreendedorismo na América Latina, depois de São Paulo e Cidade do México”, disse Isabella Muñoz, Diretora Executiva da Invest in Bogotá.
Um importante relatório sobre a captação de capital durante o primeiro semestre de 2024 foi divulgado nesta segunda-feira pela Invest in Bogotá, agência de promoção de investimentos da cidade. Neste documento fica evidente que Bogotá liderou 96,9% do capital levantado na Colômbia durante o período janeiro-junho e agrupou 77% das rodadas de investimento.
“Isso nos dá tranquilidade e confiança, porque se o ecossistema de empreendedorismo continuar nesta evolução durante este segundo semestre, esperamos que esses valores possam dobrar”, destacou Isabella Muñoz.
Se pode consultar o relatório completo, aquí.
Vale destacar também que, em apenas seis meses, Bogotá captou 93% do investimento total em 27 rodadas em relação a 2023, quando foram arrecadados US$ 486 milhões. O relatório mostra que, embora haja menos rodadas, registou-se mais investimento, pois as empresas do ecossistema alcançaram tickets ou montantes mais elevados, refletindo assim uma maior maturidade do mercado.
O setor Fintech liderou o crescimento, atraindo investimentos estimados em US$ 405,4 milhões em 16 rodadas, com destaque para algumas startups como Nu Colombia e Simetrik. Os setores Proptech e Foodtech também realizaram investimentos significativos, ressaltando o potencial diversificado do ecossistema empreendedor de Bogotá.
Em relação à origem, os Estados Unidos continuaram sendo o principal investidor nos empreendimentos de Bogotá, contribuindo com mais de 38% do total da cidade, o que reflete a sólida confiança dos investidores internacionais no ecossistema de Bogotá.
“A cidade possui um talento humano extraordinário, eficiente e qualificado; também um mercado local interessante, já que hoje Bogotá – Região tem 11 milhões de habitantes, aos quais esses modelos de negócios podem servir e podem servir; e finalmente temos uma localização geográfica estratégica com o melhor aeroporto de transporte de cargas da América Latina”, explicou o diretor da Invest em Bogotá, destacando os benefícios da cidade que a tornam atrativa para investidores.
Por fim, quanto à metodologia utilizada para a elaboração deste importante relatório, foi realizado um mapeamento dos empreendimentos do setor de tecnologia cujas sedes estavam localizadas na Colômbia e, nesse sentido, dos empreendimentos que participaram de processos de captação de capital de janeiro de 2021 a junho de 2024.
Fuente Comunicae