A parceria permitirá a redução de custos por meio da fabricação de uma plataforma UAS exclusiva e flexível na Coreia do Sul.
A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) e a Hanwha Aerospace, líder industrial sul-coreana, assinaram em 14 de outubro um acordo para colaborar no desenvolvimento do sistema de aeronave não tripulada (UAS) Gray Eagle® Short Takeoff and Landing (GE STOL). Este acordo histórico marca o início de uma nova fase na cooperação em defesa entre os EUA e a Coreia do Sul, indo além das estruturas tradicionais de aliança para oferecer soluções UAS de última geração, independentes de pista, que ampliam as opções dos comandantes diante das crescentes exigências das missões.
O acordo marca o início de um programa conjunto de desenvolvimento e produção entre a GA-ASI e a Hanwha, com início imediato dos trabalhos. O GE STOL será oferecido a uma base global de clientes, incluindo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul e o Departamento de Defesa dos EUA.
Pelo acordo, as duas empresas projetarão e construirão um GE STOL representativo da produção. O voo inaugural está previsto para 2027, com a primeira entrega aos clientes em 2028. Com um protótipo financiado pela GA-ASI já em operação, o programa demonstrou sua capacidade de acelerar o processo, do desenvolvimento à entrega. Ao aproveitar a base de confiança e os investimentos visionários da Gray Eagle, a parceria oferece o caminho mais rápido e com menor risco para alcançar a capacidade operacional. A GA-ASI e a Hanwha Aerospace colaborarão estreitamente durante toda a fase de projeto e estabelecerão uma unidade de produção na Coreia do Sul para a montagem final e fabricação do GE STOL, enquanto a GA-ASI será responsável pela integração final. A GA-ASI continuará produzindo seus outros modelos Gray Eagle em San Diego.
“A GA-ASI e a Hanwha estão comprometidas em investir neste projeto e em desenvolver capacidades de desenvolvimento e produção na Coreia do Sul”, disse David R. Alexander, presidente da GA-ASI. “Aproveitaremos a expertise de ambas as empresas para levar rapidamente o Gray Eagle®STOL a clientes em todo o mundo.”
O Gray Eagle®STOL é o único UAS de média altitude e longa autonomia em sua classe que oferece verdadeira independência de pista, podendo operar em superfícies semi-preparadas, incluindo estradas de terra, campos abertos, praias e estacionamentos. Isso aumenta exponencialmente sua aplicabilidade operacional, fornecendo capacidade multimissão para reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos (RSTA), contramedidas contra UAS e outras missões, incluindo colaboração entre equipes tripuladas e não tripuladas (MUM-T), ao mesmo tempo em que se beneficia da abordagem de sistemas modulares abertos do GE STOL.
Com o demonstrador GE STOL, denominado Mojave, a GA-ASI registrou vários marcos aeronáuticos sem precedentes, incluindo uma demonstração em 2024, na qual a GA-ASI e a Hanwha pilotaram o Mojave a partir do navio de desembarque anfíbio ROKS Dokdo (LPH-6111) da Marinha da Coreia do Sul, enquanto este navegava no mar ao largo da costa de Pohang, Coreia do Sul. O Mojave também foi lançado e recuperado a bordo do porta-aviões britânico HMS Prince of Wales (2023), realizou testes de tiro real no Campo de Provas de Yuma, no Arizona (2024) e realizou operações em pistas de terra (2023), destacando os avanços da GA-ASI em termos de independência de pista e flexibilidade operacional.
A iniciativa faz parte do plano estratégico de investimentos da Hanwha em seu negócio de UAS. Esse compromisso, aliado ao foco contínuo da GA-ASI em UAS, demonstra a estratégia das duas empresas de investir antecipadamente na demanda dos clientes, reduzindo riscos e custos do ciclo de vida por meio do compartilhamento internacional de despesas e garantindo a entrega pontual de soluções UAS de última geração na Coreia e no exterior.
“A produção conjunta da GE STOL na Coreia do Sul e nos Estados Unidos criará empregos e ajudará a Hanwha a atrair talentos em áreas correlatas, além de fortalecer nosso ecossistema industrial nacional de UAS. A Hanwha está pronta para se tornar uma empresa abrangente de UAS, capaz de realizar todas as etapas, desde o projeto até a produção e manutenção, graças às nossas competências que abrangem desde motores de caça até equipamentos de radar”, disse Jae-il Son, presidente e CEO da Hanwha Aerospace.
Juntas, a GA-ASI e a Hanwha oferecem uma solução UAS de baixo risco, apoiada por investimentos e guiada pela inovação, que proporciona aos comandantes flexibilidade incomparável, implementação mais rápida e a um custo menor.
Sobre a GA-ASI
A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. é a fabricante líder mundial de sistemas aéreos não tripulados (UAS). Com mais de 9 milhões de horas de voo, a linha Predator® de UAS está em operação há mais de 30 anos e inclui os modelos MQ-9A Reaper®, MQ-1C Gray Eagle®, MQ-20 Avenger® e MQ-9B SkyGuardian®/SeaGuardian®. A empresa se dedica a fornecer soluções multimissão de longa duração que proporcionam consciência situacional persistente e ação de ataque rápida.
Mais informações em: www.ga-asi.com.
Avenger, EagleEye, Gray Eagle, Lynx, Predator, Reaper, SeaGuardian e SkyGuardian são marcas registradas da General Atomics Aeronautical Systems, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros países.