Mias uma vez, a Fundação Princesa de Girona destaca os jovens talentos ibero-americanos com uma nova edição dos Prêmios Princesa de Girona, cujas inscrições estão abertas até 30 de novembro. Os Prêmios Princesa de Girona, na sua categoria internacional, reconhecem jovens de países da América Latina e de Portugal que estão gerando um impacto positivo em suas comunidades, por meio de soluções reais e inovadoras nas áreas da pesquisa e do empreendedorismo.
Os Prêmios Princesa de Girona, promovidos pela Fundação com o mesmo nome, chegam a uma nova edição com a firme convicção de continuar apoiando jovens talentos que estão transformando o mundo e, assim, a torná-los referências para as novas gerações. Para isso, a Fundação manterá abertas as inscrições até 30 de novembro, permitindo identificar os premiados do próximo ano em suas diversas categorias: internacionais (CreaEmpresa e Investigação) e nacionais (Arte, CreaEmpresa, Investigação e Social).
No âmbito internacional, os Prêmios Princesa de Girona reconhecem jovens que estão transformando seu entorno e gerando um impacto positivo em suas comunidades fora da Espanha. Com este prêmio, a Fundação destaca sua missão de expandir sua influência para diferentes territórios e deixar a sua marca noutros países. Nos últimos dois anos, o prêmio tem se concentrado em talentos ibero-americanos nas áreas do empreendedorismo e da investigação, especialmente dos países da América Latina e de Portugal, com o objetivo de fortalecer os laços com essas regiões.
Para a apresentação das candidaturas, a Fundação Princesa de Girona conta com uma Comissão de Seleção composta por vencedores de edições anteriores e especialistas do setor, assim como representantes diplomáticos ibero-americanos e profissionais e instituições relevantes ligados a estes países. Esta Comissão é responsável por apresentar entre seis a dez candidaturas, das quais um júri seleciona posteriormente os finalistas e os vencedores.
Essas categorias internacionais se somam às nacionais, que têm como objetivo dar visibilidade a jovens líderes espanhóis. Assim como no contexto internacional, tratam-se de pessoas que, através do seu exemplo e de projetos transformadores, contribuem para melhorar a qualidade de vida de suas comunidades, promover o progresso da sociedade e construir um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.
Visibilidade, projeção e novas oportunidades
Para além do reconhecimento, os Prêmios Princesa de Girona também constituem uma plataforma para potenciar o impacto das ações dos premiados em suas regiões e setores, bem como uma porta aberta a novas oportunidades que lhes permitam aumentar sua capacidade de crescimento.
São também uma ferramenta para projetar as suas histórias e trajetórias à escala global, transformado-os em modelos para os jovens da América Latina e de Portugal. É o caso de Valentina Agudelo, vencedora do Prêmio Internacional CreaEmpresa Princesa de Girona 2025, cuja empresa Salva Health criou um dispositivo portátil e não invasivo que, através da inteligência artificial, permite realizar rastreamentos de câncer da mama sem radiação ou infraestruturas de saúde avançadas. Também de Susanna Arrechea, vencedora do Prêmio Internacional CreaEmpresa Princesa de Girona 2024, que, através dos Programas Globais da empresa social New Sun Road Guatemala, implementa centros comunitários digitais em vilarejos rurais sem acesso à eletricidade da rede nacional, reduzindo as desigualdades digitais e promovendo a equidade de gênero; ou Yarivith González, vencedora do Prêmio Internacional de Investigação Princesa de Girona 2024, cuja pesquisa se centra no desenvolvimento de métodos e processos sustentáveis para a reciclagem e recuperação de metais valiosos. Estes são apenas alguns exemplos de premiados cujo denominador comum é a sua capacidade de sucesso, superação e impacto social.
Mais sobre os Prêmios Princesa de Girona
Desde a sua criação em 2009, os Prêmios Princesa de Girona, promovidos pela Fundação Princesa de Girona, consolidaram-se como um dos mais importantes reconhecimentos de jovens talentos. Dotados de 20.000€, buscam reconhecer o esforço, a criatividade e a dedicação de jovens entre os 16 e os 35 anos que, com o seu talento excecional, contribuem para o progresso e transformação da sociedade.
Ao longo das várias edições, os vencedores do Prêmio Princesa de Girona, que atualmente formam uma comunidade de mais de 80 pessoas (nacionais e internacionais), tornaram-se referências de jovens talentos para a sua geração, com carreiras que se destacam pelo seu compromisso social, capacidades de liderança e vontade transformadora em áreas como as artes, o empreendedorismo, a ciência e a ação social. Cada premiado representa uma história de esforço e um exemplo inspirador para que outros jovens se tornem agentes de mudança no mundo atual.
Os nomes dos premiados Princesa de Girona de 2026 serão anunciados durante o primeiro semestre de 2026, como parte do Princesa de Girona CongresFest, o ato central do Tour de Talento, um evento itinerante patrocinado pela Fundação, que todos os anos faz paragem em cinco cidades espanholas. Nas últimas edições, estes prêmios foram presididos por S.M. o Rei ou S.M. a Rainha da Espanha.
Neste verão, os vencedores receberão os seus prêmios numa grande cerimónia de apresentação, que enaltece os jovens talentos em trajes de gala e que, este ano, reuniu mais de 2.000 pessoas no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, presidida pelo Rei e pela Rainha, juntamente com a Princesa Leonor e a Infanta Sofía, da Espanha.
Mais informação sobre a apresentação de candidaturas: https://www.fpdgi.org/es/nuestros-premiados/premio-fundacion-princesa-de-girona-internacional/