/COMUNICAE/
Os rolamentos para motores de tração são considerados fiáveis para uma melhor relação custo-benefício, tendo um isolamento elétrico que previne danos e evitam reparações caras. Os rolamentos de rolos cilíndricos de alta capacidade com gaiola de latão maciço de uma única peça estão disponíveis como padrão.
Como aumentar a fiabilidade e a rentabilidade dos veículos ferroviários? A Schaeffler deu uma resposta a esta questão sob a forma de rolamentos para motores de tração excecionalmente fiáveis que são capazes de prevenir danos e evitar paragens não programadas e reparações caras.
Uma maneira importante de melhorar a fiabilidade é utilizar rolamentos com isolamento elétrico que incorporam o revestimento cerâmico Insutect®. Nos veículos ferroviários, o funcionamento dos motores elétricos pode gerar correntes elétricas não pretendidas nas caixas de eixo, nas caixas de velocidades e nos motores de tração, o que pode acabar por causar danos nas pistas de rotação e nos elementos rolantes e levar à desintegração do lubrificante, resultando em falhas prematuras e inesperadas dos componentes. Isto acaba por gerar custos de manutenção e reparação mais elevados, além das despesas adicionais resultantes das paragens não programadas da máquina. Com os seus rolamentos com isolamento elétrico, a Schaeffler oferece uma solução rentável e fiável para este problema. Estes rolamentos com revestimento cerâmico e os rolamentos híbridos com elementos rolantes de cerâmica reduzem os custos de manutenção e aumentam a disponibilidade da máquina.
São necessárias novas soluções para atender aos crescentes requisitos e cargas cada vez maiores que os componentes das máquinas têm de suportar. É por esta razão que, entre as inovações que a Schaeffler apresentou na InnoTrans, também se incluem rolamentos de rolos cilíndricos de alta capacidade para motores de tração, juntamente com uma nova gaiola “MP” de latão maciço de uma única peça. Em comparação com a gaiola de latão maciço rebitada de duas peças “M1”, esta nova gaiola oferece mais resistência a tensões dinâmicas sob a forma de vibrações e choques, mesmo a velocidades de rotação mais elevadas. A nova conceção da gaiola facilita também o recondicionamento dos rolamentos, uma vez que os rolos podem ser desmontados sem danificar a gaiola. As vantagens para o cliente vão desde a otimização da fiabilidade operacional ao aumento da vida útil e a redução dos custos do ciclo de vida e do custo total de propriedade (TCO). Um ciclo de vida útil mais prolongado também permite melhorar o balanço ecológico dos operadores ferroviários.
Fuente Comunicae