De acordo com um relatório da Associação Nacional de Sumos e Gaspachos, mais da metade dos consumidores descobriu o valor de consumir um sumo ou gaspacho por dia como forma de complementar a meta de 5 porções de frutas e legumes diariamente.
Com a chegada do novo ano, muitas pessoas estabelecem novas resoluções relacionadas com saúde e nutrição.
Nesse sentido, sumos e gaspachos industrializados, produtos 100% à base de frutas e legumes, tornam-se uma opção prática e saborosa alinhada com as necessidades do consumidor.
Sumos e gaspachos, produtos para descobrir
Os sumos e gaspachos embalados permitem saborear frutas e legumes a qualquer momento. Respaldados por estudos técnico-científicos sobre as suas propriedades nutricionais e processos de produção, ainda hoje são produtos por descobrir.
No caso dos sumos de frutas, são 100% fruta e sem adição de açúcares, apenas contêm os naturalmente presentes.
Por sua vez, os gaspachos contam com legumes frescos graças à combinação de matérias-primas em ótimas condições e tecnologias avançadas. Além disso, o seu formato embalado facilita o consumo a qualquer momento do dia.
Um estudo realizado pela Associação Nacional de Sumos e Gaspachos de Espanha, em julho de 2025, revela que 53,9% dos consumidores conhecem o sumo de frutas embalado espremido, embora apenas 24% saibam que contém açúcares adicionados. No caso dos gaspachos, 37,8% afirmam conhecer o gaspacho tradicional embalado e 31,9% associam-no a uma alimentação saudável e equilibrada. 25,5% já o associam a uma alimentação saudável e equilibrada.
Com o apoio da Europa
De 2025 a 2027, a Associação Nacional de Sumos e Gaspachos está a desenvolver uma campanha cofinanciada pela União Europeia para destacar a qualidade, diversidade e sabor dos sumos de frutas e gaspachos da Europa, numa primeira fase em Espanha e Portugal, com o objetivo de integrá-los numa alimentação equilibrada e mediterrânica.
O sumo de frutas e o gaspacho como parte da sua alimentação
Apesar de não haver consenso entre as autoridades de saúde europeias sobre o consumo diário de sumos e o seu papel como substituto da fruta, alguns países consideram o sumo 100% uma fonte válida de fruta e/ou legumes, como o Reino Unido, a Irlanda e os países nórdicos.
Além disso, estudos encomendados pela Fundação Espanhola de Nutrição demonstram que os sumos podem ajudar a atingir as recomendações diárias entre pessoas com baixo consumo de fruta.
Educar sobre boas rotinas alimentares
A associação convida as famílias e os consumidores em geral a optarem pelos sumos embalados como uma boa opção para complementar o consumo de frutas e legumes.
Embora seja recomendado que o consumo de frutas seja, preferencialmente, de frutas inteiras devido ao seu teor de fibra, a FEN aponta que o sumo de frutas ou legumes pode ser consumido com moderação (não mais do que um copo de 150-200 ml por dia) com o objetivo de atingir a recomendação de 5 porções de frutas e legumes por dia, desde que as outras duas porções sejam consumidas como fruta inteira.
Sem dúvida, os sumos de frutas e os gaspachos tornaram-se uma opção natural e versátil, ideal para consumidores de todas as idades, e uma forma de começar 2026 com bons hábitos.



